Home » Fisioterapia » Auriculoterapia

Auriculoterapia


AURICULOTERAPIA

 

A auriculoterapia é uma técnica da qual se utiliza a orelha para tratamento de disfunções orgânicas, emocionais e dores em geral.  A orelha é um dos microssistemas do corpo capaz de ser um método tanto de diagnóstico como de tratamento de várias disfunções do corpo.

Trata-se de microssistemas, pois cada ponto localizado na orelha corresponde a um ponto específico do corpo (órgãos, vísceras, membros entre outros). Através de uma avaliação minuciosa,podemos com a auriculoterapia traçar um tratamento específico para cada paciente, fazendo com que haja um equilíbrio global, melhorando, eliminando e/ou diminuindo a causa da queixa relatada pelo paciente.

A auriculoterapia tem como indicação: vertigem, faringite, paralisia facial, hemorroidas, constipação, disfunção sexual, dor ou disfunção da coluna vertebral, irritabilidade, depressão, ansiedade, cefaleia entre outras.

A terapia auricular normalmente é realizada 1 vez na semana, podendo em alguns casos, ser realizado 2 vezes.

Para maiores informações, agende um horário com o especialista e saiba mais sobre a técnica.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um dos mais valiosos legados que a cultura e história do povo chinês deixou para a humanidade.  Os países orientais  contam com técnicas milenares para tratar seus doentes e prevenir doenças, já o ocidente, mediante a grande dificuldade de comunicação e incredulidade, só passaram a usufruir desta rica e poderosa forma de tratar, após a revolução cultural.

Na MTC pode-se trabalhar com a medicina interna: farmacologia chinesa com plantas, minerais e animais e medicina externa:  acupuntura (com os microssistemas que a conformam), moxibustão, massagens, exercício terapêuticos, etc.

Dentro dos microssistemas que podem ser trabalhados na Acupuntura , a Auriculoterapia Chinesa  é, na atualidade,  um dos mais populares pelos resultados obtidos e por ser geralmente pouco invasivo, o que faz seja bem aceito pelos pacientes.

Através do pavilhão auricular é possível  fazer diagnósticos, prevenir e tratar doenças.  O  tratamento com a MTC e consequentemente da Auriculoterapia Chinesa baseia-se na teoria em que a presença de um estado patológico acontece devido o desequilíbrio do movimento do sangue e da energia, na manutenção do equilíbrio Yin e Yang e vai trabalhar para restabelecer esse equilíbrio, fortalecer a energia antipatogênica e na expulsão da patogênica, reavendo a saúde e restabelecendo a atividade funcional de cada parte do corpo. (Ernesto G.Garcia)

No caso do tratamento com a Auriculoterapia, isso se dá com o estimulo de pontos e áreas na região da orelha com sementes, esferas, imãs, laser, eletroestimulação, entre outros. As contra indicações desse tratamento são quase sempre ausentes, já que não impede que o paciente associe com tratamentos médicos tradicionais. Por se tratar de uma terapia não invasiva, pode ser feita por pacientes em qualquer fase da vida, inclusive por crianças e até bebês. As sessões são realizadas individualmente, respeitando as características e particularidade de cada paciente após uma avaliação específica baseada nos princípios da MTC.