Home » Fisioterapia » Quiropraxia

Quiropraxia

Quiropraxia

A organização Mundial de Saúde classifica como uma profissão que tem função de diagnosticar, tratar e a prevenir quadros de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético (sistema nervoso, sistema muscular e ossos). Tratamento conservador que não utiliza medicamentos nem procedimentos cirúrgicos.

O ajuste é um procedimento preciso, específico e indolor, direcionado às articulações que apresentam alterações biomecânicas. Tem o propósito de restaurar a mobilidade, reduzir a dor e restabelecer a função articular normal. Outros procedimentos manuais como mobilização articular, orientação de exercícios, correção postural e técnicas de relaxamento muscular também são utilizados no tratamento dos pacientes.

Os principais acometimentos tratados pela quiropraxia são:

  • Dores na coluna
  • Dor ciática
  • Tensão muscular
  • Disfunções de ATM
  • Restrições a movimentos
  • Torcicolo

Tempo de recuperação

Depende de vários fatores, como idade, estilo de vida e duração do problema. Outros fatores como tipo de trabalho, dieta, atitude e cooperação também são importantes. O início do tratamento requer visitas mais frequentes que variam de uma a três vezes por semana, esta frequência reduz à medida que há melhora e regressão do quadro clínico. É comum os tratamentos durarem entre um a três meses. O objetivo é que a recuperação ocorra no menor tempo possível.

A História da Quiropraxia

Manuscritos chineses e gregos de 2700 a.C. e 1500 a.C. mencionam formas rudimentares de manipulação articular e manobras articulares nos membros inferiores do corpo humano a fim de aliviar dores lombares. Hipócrates, “pai da medicina”, que viveu entre 460 a.C. a 377 a.C., publicou textos em que detalha: “adquira mais conhecimento sobre a coluna vertebral, pois é a origem de muitas doenças”.

Sua organização e fundação foi realizada por Daniel David Palmer, em Davenport, Iowa nos Estados Unidos da América no ano de 1895. Dr. Palmer foi autodidata, assíduo leitor de jornais científicos de sua época, especialmente os que abordavam Anatomia Humana e Fisiologia Humana, adquirindo um excelente conhecimento sobre saúde e Medicina de sua época. Em 1897 foi fundada a Palmer School of Chiropractic, a primeira escola de Quiropraxia no mundo.

Em 1949 observa-se um crescimento significativo com relação ao número de profissionais, à qualidade do ensino, à pesquisa científica, ao número de faculdades e à internacionalização da profissão. No ano de 1988 foi fundada a Federação Mundial de Quiropraxia (WFC sigla em inglês), tendo como membros 70 associações de diversos países.