Home » Fonoaudiologia » Afasia

Afasia

Afasia

O que é Afasia?

A afasia é um distúrbio de linguagem decorrente de lesão cerebral, que resulta em limitações ao sujeito acometido por ela para continuar exercendo todas as funções e papéis que até então tinha na sua família, na sociedade e no mundo do trabalho.

A linguagem é usada para expressar desejos, necessidades, pensamentos, informar/perguntar e interagir com o mundo. A afasia altera parcial ou completamente a linguagem oral, escrita ou gestual, devido a uma lesão cerebral que pode interferir na capacidade do sujeito afásico compreender o que lhe é falado/escrito ou se expressar.

O sujeito se vê prejudicado devido discriminação e incompreensão das pessoas, o que afeta diretamente sua autoestima. Para manter sua identidade e inserção social necessita participar de eventos comunicativos que possibilitem a vivência do uso da linguagem no cotidiano.

Os profissionais que atuam na perspectiva da Promoção da Saúde, dentre eles fonoaudiólogas/os, podem contribuir para a reinserção dos afásicos no grupo social e melhorar sua qualidade de vida ao dar sentido ao que expressam e significar as possibilidades de linguagem.