Home » Fonoaudiologia » Audiometria Imitanciometria

Audiometria Imitanciometria

Audiometria

 

Exame realizado para determinar o limiar auditivo do paciente (o mínimo de intensidade sonora necessária para provocar a sensação auditiva), ou seja, o volume mínimo que uma pessoa é capaz de escutar.

Este exame auxilia a detectar a existência de deficiência auditiva e a localizar o local de lesão (indica o grau e o tipo de perda), a controlar a atividade auditiva de trabalhadores em ambientes ruidosos e fornece dados para indicação de aparelhos auditivos.

Ele é realizado pelo fonoaudiólogo capacitado, em cabine acústica.

Consideramos audição normal um limiar auditivo de até 25dBNA para adultos e de até 15dBNA para crianças.

 

Imitanciometria

 

Fornece informações sobre a integridade funcional do sistema auditivo. Inclui os testes de timpanometria e pesquisa do reflexo estapediano.

A timpanometria avalia as condições do ouvido médio e da tuba auditiva. Seus resultados podem sugerir patologias como otosclerose, desarticulação do sistema timpano-ossicular, presença de efusão no ouvido médio, disfunção tubárea e perfuração da membrana do tímpano.

A pesquisa do reflexo estapediano leva em consideração a mudança da impedância do aparelho timpano-ossicular mediante a contração do músculo do estribo, que protege o ouvido interno dos sons de alto volume.