Home » Fonoaudiologia » Disfonia

Disfonia

Disfonia

 A Voz é o elemento sonoro da nossa comunicação, e é muito importante nas relações interpessoais.

Muitas vezes, a voz pode estar alterada, produzida com esforço, podendo causar desconforto ao ouvinte, esses casos são chamados de disfonia. Ela impede que o falante se comunique com efetividade.

A voz é produzida nas pregas vocais, que estão localizadas na laringe. Para uma boa voz, essas pregas precisam ter boa mobilidade em termos de tecidos. Uma boa voz é agradável ao ouvinte, não exige esforço e tem máximo aproveitamento da respiração.

As disfonias podem ocorrer

a)      Por desordens do comportamento vocais, como uso incorreto da voz, incoordenação pneumofonoarticulatória, alterações miodinamicas, etc.

b)      Por lesões secundárias, como nódulos, pólipos, edema de Reinhe, etc.

c)       Por causas orgânicas, que independem do uso da voz, como malformações congênitas, traumas, inflamações, tumores, etc.

A terapia fonoaudiologia é baseada na realização de exercícios, relaxamento da musculatura, trabalho com a respiração e consciência da voz, buscando uma voz mais agradável e produzida sem esforço.

Se você perceber alguma alteração na sua voz, cansaço ao falar, esforço, dores na região do pescoço, procure um fonoaudiólogo e faça uma avaliação.