Home » Fonoaudiologia » Dislexia

Dislexia

DISLEXIA

O QUE É?

É UM TRANSTORNO ESPECÍFICO NO APRENDIZADO DA LEITURA, COM RENDIMENTO ESCOLAR INFERIOR AO ESPERADO PARA A IDADE CRONOLÓGICA (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 1995).

O DIAGNÓSTICO PODE ACONTECER ENTRE OS 8 E 9 ANOS DE IDADE, O DESEMPENHO DA CRIANÇA SE ENCONTRA ABAIXO DO PREVISTO PARA SUA HABILIDADE INTELECTUAL/COGNITIVA.

CARACTERÍSTICAS

  •       INTELIGÊNCIA NORMAL
  • OCORRÊNCIA DE PROBLEMAS NA AQUISIÇÃO E/OU DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL
  •       FALHAS E/OU DIFICULDADES NA LINGUAGEM ESCRITA NO PERÍODO ESCOLAR
  •       NARRATIVA COMPROMETIDA PARA RECONTAGEM DE HISTÓRIAS
  •       ALTERAÇÕES NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES AUDITIVAS E VISUAIS
  •       BOM RACIOCÍNIO LÓGICO, PORÉM COM DIFICULDADES EM REALIZAR ATIVIDADES MATEMÁTICAS

SITUAÇÕES EM SALA DE AULA

  •       APRESENTA DIFCULDADE NA VELOCIDADE DURANTE AS LEITURAS (LENTIFICAÇÃO, SILABADA)
  •       PRECISA DE MAIS TEMPO PARA ELABORAR ATIVIDADES ESCRITAS
  •       PODE TROCAR LETRAS NA ESCRITA
  •       DESMOTIVADO, EVITA REALIZAR OU FOGE DAS ATIVIDADES

AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

REALIZADOS POR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COMPOSTA POR: MÉDICO, FONOAUDIÓLOGO, PSICOPEDAGOGO, PSICÓLOGO, NEUROPSICÓLOGO ENTRE OUTROS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIO DURANTE ESSES PROCESSOS.

ESSES PROFISSIONAIS DEVEM SE RELACIONAR COM FAMÍLIA E A ESCOLA, A FIM DE RECEBER INFORMAÇÕES E OFERECER ORIENTAÇÕES QUE POSSIBILITEM ADEQUAÇÕES E AJUSTES NECESSÁRIOS PARA MELHORA DO APRENDIZADO DO ALUNO.

DICAS AOS PAIS E PROFESSORES

  •      INCENTIVE A AUTOCONFIANÇA E VALORIZE O QUE ELE GOSTA E FAZ BEM
  •      NÃO ENFATIZE OS ERROS, APONTE SEUS ACERTOS, MESMO QUE PEQUENOS
  •     EVITE DIZER: “FAÇA UM ESFORÇO OU TENTE SEU MELHOR”, AFINAL ELE JÁ ESTÁ FAZENDO TUDO QUE É CAPAZ NO MOMENTO
  •       VALORIZE TODO SEU ESFORÇO
  •       RESPEITE SEU RÍTMO, POIS O ALUNO PRECISA DE MAIS TEMPO PARA DAR SENTIDO AO QUE ESCUTA
  •       FAÇA-O SENTIR CAPAZ, AUXILIANDO NA SUPERAÇÃO DE SUAS DIFICULDADES