Home » Fonoaudiologia » Treino Auditivo em Cabine para Processamento Auditivo

Treino Auditivo em Cabine para Processamento Auditivo

Treino Auditivo em Cabine para Processamento Auditivo

TPA – Transtorno do Processamento Auditivo é caracterizado como um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por uma ou mais alterações nas habilidades de localização e lateralização sonora, discriminação e reconhecimento auditivo; aspectos temporais; resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal.

As principais causas dos transtornos de processamento auditivo poderiam ser devido a alterações das condições neurológicas, atraso de maturação do sistema nervoso central e coexistência com outras disfunções do desenvolvimento.

O Treino Auditivo pode ser estimulado mono ou binaural (estimulo em uma via auditiva de cada vez ou nas duas vias ao mesmo tempo), toda a estimulação é realizada auditivamente, ou seja sons verbais desde a produção de fonemas isolados até frases e histórias, com conteúdo semantico dentro de cabine acústica por 45 minutos de duração.

também a orientação a terapeutas, pais, educadores e a melhora do ambiente acústico.

 O treinamento auditivo e outras formas de intervenção comportamental, que promovam a estimulação auditiva, podem aumentar a atividade sináptica e através desse aumento, facilitar mudanças comportamentais.

Há diversas evidências de que programas de Treinamento Auditivo podem melhorar funções auditivas elevadas, sendo tal afirmação funda

A duração do processo terapêutico dependerá das alterações que foram encontradas no exame de processamento auditivo central, porém elas podem duram entre 4 a 12 sessões.

Na tentativa de minimizar as habilidades auditivas alteradas encontradas no indivíduo, alguns procedimentos são propostos, entre eles o Treinamento Auditivo.

O Treino Auditivo é um conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, as quais são necessárias para a compreensão da fala que envolve não só a estimulação da função auditiva, como

mentada no fato de que o sucesso do Treino Auditivo é baseado na plasticidade neural.