Home » Neuropsicologia » Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

É uma avaliação detalhada e objetiva das principais funções mentais: atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, planejamento, percepção visual, capacidade aritmética, etc. Para isto, são utilizados testes específicos, além de questionários e inventários aplicados por profissionais experientes.

O exame permite identificar cada aspecto das queixas do paciente de modo quantitativo e qualitativo das várias funções mentais, permitindo conhecer o “perfil” do paciente, seus pontos fortes e seus pontos fracos.

            Os resultados do exame permitem ao médico, ao psicólogo ou ao fonoaudiólogo entender melhor os sintomas apresentados, uma vez que não é possível para estes profissionais avaliarem todas as funções mentais de modo tão detalhado e extenso durante uma consulta comum.

Ao analisarmos os resultados juntamente com as queixas apresentadas pelo paciente ou seus familiares, estes auxiliam no processo diagnóstico e na diferenciação com vários outros problemas que podem ser parecidos entre si (diagnóstico diferencial).