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Pilates

Pilates

Atualmente, sabemos a importância da prática de exercícios. Algumas pessoas optam por atividades físicas ao ar livre, como caminhada, corrida, que podem ser realizadas em parques. Porém, quem nunca ouviu falar do Pilates? Esta técnica chegou para ficar!

Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados nesta técnica proporcionam o alongamento e o fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais a pessoas sedentárias. Os movimentos são executados de acordo com os princípios seguidos pelo criador da técnica com precisão e controle, concentração, fluidez, centralização e equilíbrio associados à respiração. Pode ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional. Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos, podendo ser realizados nos equipamentos próprios ou no chão (mat pilates). Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente.

É uma técnica excelente para pessoas com acometimentos na coluna vertebral. Ao perceber melhoras em sua saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada. O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade. Outra função muito apreciada é a de pós-tratamento de coluna, pois trabalha também com o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.

Benefícios do Pilates

  • Melhora a postura e flexibilidade
  • Reduz a dor
  • Fortalece a musculatura
  • Alivia o estresse e a tensão
  • Aumenta a auto estima

 

Pilates para gestantes

  • Reduz a dor e o inchaço
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Fortalece a musculatura abdominal e pélvica, usadas no momento do parto
  • Contribui na recuperação do corpo após o parto

 

Pilates para idosos

  • Auxilia no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora
  • Previne fraturas ocasionadas pela osteoporose
  • Melhora a concentração e a memória
  • Ameniza as dores