Home » Psicologia » Ansiedade

Ansiedade

Acredita-se que herdamos de nossos ancestrais mais primitivos a ansiedade, que é entendida como reações de defesa geradas a partir de situações de perigo ou risco, dessa forma garantiram nossa sobrevivência e proteção, portanto, a ansiedade faz parte de nossa herança biológica e por isso não temos como excluí-la de nossas vidas.

Os sintomas de ansiedade podem se apresentar por sinais fisiológicos como, taquicardia ou palpitação, sudorese, dores de cabeça, dor abdominal, tensão muscular, transpiração, falta de ar, fadiga, tonturas, entre outros. E também pode ser observado por comportamentos, como agitação e irritabilidade.

Se sentir ansioso não necessariamente implica em algo ruim, é uma condição natural para diversos acontecimentos cotidianos, como por exemplo, realizar uma entrevista de emprego, fazer uma prova ou falar em público. Quando o nível de ansiedade é elevado, nossa percepção, pensamentos e a memória são comprometidos, fazendo com que o indivíduo perceba a situação como altamente ameaçadora, o que resulta no aumento dos sintomas e desconforto. O psicólogo atuará na orientação de técnicas específicas para controle da ansiedade a fim de amenizar os sintomas e capacitar o paciente para que ele consiga manter o controle de sua ansiedade, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida e bem estar.