Home » Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

 Domiciliar:

 A TERAPIA OCUPACIONAL é uma profissão na área da saúde, educação e na esfera social que promove a prevenção e a reabilitação, reunindo tecnologias orientadas para autonomia de pessoas que, por razões ligadas a problemática, específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e ou sociais, apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções da Terapia Ocupacional são por meio do uso de atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico. A Clínica Ativa oferece atendimento a domicílio de terapia ocupacional para avaliar, fazer adaptação de mobília para proporcionar maior independência do paciente, fazer orientação familiar, reabilitação em crianças, jovens, adultos e idosos, entre outros.

Produtiva:

A Terapia Ocupacional é a profissão da saúde responsável pela melhora ou resgate da qualidade do desempenho ocupacional do sujeito. Pedretti (2005) define desempenho ocupacional como a maneira com que o indivíduo realiza suas tarefas do cotidiano. Cabe ao T.O. tornar o sujeito funcional em suas atividades de vida diária, trabalho e lazer, restaurando seus componentes de desempenho como capacidade sensorial, motora e habilidades psicossociais, dentro de seu contexto temporal e ambiental e possibilitando que os papéis ocupacionais do sujeito sejam cumpridos.

 

DE LAZER:

A Saúde é um indicador da qualidade de vida dos indivíduos e que as condições de vida e saúde são os reflexos das práticas cotidianas e da realidade vivida pelas populações. O lazer pode ser o meio pelo qual a atividade terapêutica se executa, o que torna a reabilitação motivadora e eficaz para o paciente.