Home » Terapia Ocupacional » Inclusão Escolar

Inclusão Escolar

A importância da Terapia Ocupacional na inclusão escolar

 Atualmente, quando falamos de inclusão, nos vêm à cabeça as leis existentes para amparar o direito das crianças que necessitam de cuidados especiais. Porém, nos esquecemos da importância da presença de um profissional especializado para dar suporte tanto aos pedagogos, quanto aos familiares.

A Terapia Ocupacional em ambiente escolar tem como objetivo assegurar que a inclusão aconteça de fato. Através de orientações e adaptações, fazemos com que a criança participe de todas as atividades, dentro de suas limitações, é claro.

As adaptações podem acontecer nas próprias atividades ou em utensílios para realização da mesma, como por exemplo lápis, tesouras e talheres. Em alguns casos as adaptações precisam ser feitas na ergonomia da escola, a fim de favorecer a acessibilidade e independência da criança, tais como a criação de rampas e corrimãos.

Além de criar e confeccionar as adaptações, se faz necessário o treino destas, o que também é papel do terapeuta ocupacional. Sendo assim, estimulamos tanto aspectos motores, quanto cognitivos.

Para demais esclarecimentos, agende uma triagem com um terapeuta ocupacional da Clinica Ativa, pelo telefone 4586-3726.