Home » Terapia Ocupacional » Wii Terapia

Wii Terapia

O Uso do Wii (Vídeo Game) na Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

O video game Nintendo® Wii (NW) foi lançado no mercado no ano de 2006. Foi o primeiro a permitir ao usuário a sensação de movimento ao jogar, fazendo com que houvesse uma mudança na forma de jogo de muitos, uma vez que estes teriam que interagir totalmente com o jogo, deixando os controles tradicionais de lado.

Ele é famoso pelos jogos de esportes e exercícios físicos, como Wii Sport, Wii Sport Resort e Wii Fit Plus, que traz as mais diversas atividades, como: boxe, tênis, golfe, arco e flecha, ciclismo, corrida, canoagem, boliche, exercícios de condicionamento físico, Yoga, jogos de equilíbrio e descarga de peso, entre outros. Para jogar, o participante cria seu avatar, com características que quiser, e ao jogar, este avatar reproduz o movimento realizado pela pessoa em tempo real. Ao realizar a atividade, a pessoa recebe estímulos visuais, auditivos e proprioceptivos com a vibração e o áudio do controle quando se acerta a atividade, melhorando seu desempenho nas tarefas propostas. Além disso, ao acertar a tarefa, o jogador vai subindo de nível, melhorando cada vez mais seu desempenho.

O NW vem sendo muito utilizado na reabilitação ortopédica, neurológica, neuromotora, trazendo vários benefícios, como a eficácia no consumo máximo de oxigênio, melhora no condicionamento físico, melhora de equilíbrio, postura, amplitudes de movimentos, além da motivação do paciente.

Estudos realizados atualmente demonstram grande eficácia e melhora de pacientes com diversas patologias ortopédicas e neurológicas quando utilizada como complemento da fisioterapia convencional e da terapia ocupacional, dentre elas Acidente Vascular Encefálico, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Alzheimer, entre outros.

Venha conhecer esse novo complemento de terapia na Clinica Ativa.